sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Menstruação


A primeira menstruação ocorre entre 11 e 15 anos e a ultima chega em torno dos 50 anos, essas idades variam de região geográfica e do histórico familiar. O ciclo menstrual é controlado por hormônios que podem ter desequilíbrio devido a algum problema nesse circuito hormonal.

Alguns dos problemas menstruais mais comuns são:

- menstruações dolorosas (dismenorréia), essa é a dor mais comum principalmente entre as mulheres jovens, as dores costumam passar depois de um ou dois dias.

- falta de menstruação (amenorreia) que pode ser primaria ou secundaria, a primeira ausência da mestruação após 15 anos e a segunda quando a ausência da mestruação é de 3 a 6 meses sem estar grávida ou na fase da menopausa.

-menstruação abundantes (menorragia), o período da mesntruação assim como a quantidade do mesmo varia de mulher para mulher, porem a perda de sangue maior que o costume pode estar relacionado a diversos fatores.

- enxaquecas e TPM são outros sintomas bem frequente nesse período.

A irregularidade menstrual como vemos pode ser muitas seja qual for a sua procure um Ginecologista para diagnosticar corretamente seu caso para começar o tratamento, mas podemos aliviar alguns sintomas através da alimentação, exercícios, auto massagem, chás e compressas.

Para cólicas menstruais:
- faça uma alimentação na semana anterior à base de ácidos graxos (regulam a produção de hormônios), como cereais integrais, legumes de folhas verdes escuros, nozes, sementes e outros, cálcio, magnésio, vitaminas B, C e E.
Evite alimentos com farinha branca, açúcar e gorduras saturadas.

- A Yoga ajuda no alivio das cólicas e outro sintoma como a TPM veja as posturas abaixo

-Bhadrasana (postura benéfica), sente-se com a coluna reta, unindo as plantas dos pés segure- os, eleve e abaixe os joelhos suavemente, repita varias vezes. Nessa postura alongamos os adutores curtos (músculo da coxa) e estimula a circulação da região pélvica (não faça muitas vezes se há excesso de mestruação).  


- Pavamuktasana (postura do caramujo), deitado de costas, flexione os joelhos e abrace, tente tocar a testa nos joelhos, use a força do abdômen conte cinco respirações e desfaça descendo a cabeça e esticando as pernas. Essa postura alonga suavemente a cervical, tronco e a região lombar aliviando a dor do baixo ventre e a região lombar.

   - Sasankasana (postura da lua ou da reverencia), consiste em sentar sobre os tornozelos e flexionar o tronco para frente. Essa postura alonga suavemente o dorso e descansa além de tonificar a região lombar e músculos abdominais. Fique o tempo que achar necessário.
    
-Pressione com a unha do polegar por 3 minutos um ponto entre o hálux (dedão do pé) e o segundo dedo no encontro dos ossos do peito do pé. Na perna abaixo da articulação do joelho na linha medial da tíbia (flexione um pouco o joelho para achar esse ponto), faça pressão continua com o polegar por 3 minutos.

- o chá de camomila, hortelã, erva cidreira ou alecrim possuem propriedades calmantes, capim santo tem efeito antiespamótico e o chá de gengibre que tem ação anti-inflamatória.

- faça compressas com bolsa de água quente colocando na região abdominal e na região lombar, a sensação de alivio e imediato.

- na auto massagem podemos trabalhar com movimentos circulares toda a região abdominal com pressão continua e amassamento suave usando óleo de prímula que é anti-inflamatório ou óleo de camomila que acalma. Pressione ambos os lados do abdômen região reto abdominal descendo ate a região do baixo ventre.



“Mulher é bicho esquisito, todo mês sangra, um sexto sentido maior que a razão,
Gata borralheira, você é princesa, dondoca é uma espécie em extinção...,
Por isso não provoque e cor de rosa choque.”

Musica de Rita Lee



Nenhum comentário:

Postar um comentário