segunda-feira, 26 de março de 2012

Sono, Sonho e Insonia - I parte




O Sono e uma das necessidades básicas do ser humano, afinal passamos um terço de nossa vida dormindo, todos somos capazes de fazê-lo mesmo sem ter aprendido e ainda assim, quase nada sabemos sobre ele. Ansiamos por ele, mas muitas vezes nos sentimos ameaçados pelo mundo do sono e dos sonhos.

Sera que o sonho tem a mesma sensação de realidade que sentimos na vida real, ou nossa vida diária e uma ilusão como nossos sonhos? o mundo existem apenas na nossa mente?

Tanta faz que seja ilusão, fantasia ou sonho a partir do momento que esta na nossa mente consciente ou inconscientemente passa a ser real.
De maneira análoga o dia e a luz correspondem ao estado desperto, a vida a atividade; à noite, a escuridão corresponde à tranquilidade, ao inconsciente, a morte no sentido do desapego das intenções, abandonamos toda participação ativa.

O sono exige de nos confiança e submissão, uma entrega ao desconhecido, não podemos forçá-lo ou controla-lo mediante a vontade ou esforço. O menor ato de vontade representa o melhor modo de se manter o sono afastado.

A nossa cultura e sociedade sente dificuldade em lidar com os aspectos alternativos da vida. Temos medo dos nossos sentimentos, do mal, da escuridão e da morte.
Quem sofre de insônia, quem tem dificuldades na hora de se deitar, tem certa dificuldade em desapegar-se do controle consciente, tem medo do próprio inconsciente, hoje quase não existe interrupção entre o dia e a noite, em vez de descansar levamos todos os nossos pensamentos e atividades para o mundo do sono prolongando assim o dia para a noite.

A primeira coisa que as pessoas que sofrem de insônia têm de aprender e encerrar o dia e entregar-se totalmente a noite, falta aos insones talvez a confiança básica e a capacidade de auto-entrega.



“Era uma vez um homem chamado Tchuang Tchou que sonhou ser uma borboleta, uma borboleta que esvoaçava e tremula no ar, feliz consigo mesma, fazendo o que queria. De repente acordou e la estava ele solido em carne e osso. Só que ele não sabia será Tchuang Tchou que sonhara ser uma borboleta, ou uma borboleta sonhando ser Tchuang Tchou”.

Selma Amaro
Terapeuta Corporal




Nenhum comentário:

Postar um comentário